Os psiquiatras já sabiam que medicamentos antidepressivos pode contribuir para o ganho de peso, mas agora um novo estudo revelou dados mais específicos, uma vez que não só relacionou 12 dos fármacos deste tipo que são prescritos mais frequentemente com uma probabilidade 21% maior de ganhar entre dois e quatro quilos, mas que este aumento de peso iria começar depois de dois anos de tratamento, atingiria zênite aos três anos, e permaneceria até o sexto ano após o início da terapia.

O trabalho, que foi publicado em Jornal médico britânico, foi realizado por uma equipe de pesquisadores liderados por Rafael Gafoor, psiquiatra do King's College de Londres (Reino Unido), e baseou-se em dados coletados entre 2004 e 2014, de cerca de 300.000 homens e mulheres, a 20 % dos quais tomaram antidepressivos.

O risco de desenvolver obesidade aumentou em 29% entre as pessoas que estavam acima do peso antes de começarem a tomar antidepressivos

Os pesquisadores observaram que, no primeiro ano, 11,2% dos que consumiam esses medicamentos ganhavam peso, em comparação com 8,1% daqueles que não os consumiam. Durante o segundo e terceiro ano de tratamento, o risco de um paciente apresentar um ganho de peso de 5% foi cerca de 46% maior do que o daqueles que não tomavam medicamentos, e esse risco permaneceu alto por seis anos.

12 antidepressivos comumente usados ​​foram avaliados

Os 12 antidepressivos que foram incluídos no estudo foram: Remeron (mirtazapina), Cymbalta, Zoloft, Effexor, Celexa, Prozac, Lexapro, Desyrel, Elavil, Paxil, Pamelor e Prothiaden. Os autores do trabalho também descobriram que o risco de desenvolver Obesidade aumentou 29% entre as pessoas que estavam acima do peso antes de começarem a tomar esses medicamentos.

Mirtazapina, que é um dos antidepressivos mais comuns, e que é prescrito para pessoas que não podem tolerar a primeira escolha de tratamento com inibidores de recaptação de serotonina, provou ser especialmente prejudicial para o ganho de peso. Entretanto, como é um estudo observacional, nenhuma conclusão sobre causa e efeito foi obtida.

Os autores do trabalho alertaram que pacientes eles não devem parar de tomar o medicamento prescrito sem consultar previamente o seu médico, que responderá às suas perguntas e encontrará uma maneira de solucionar seus possíveis efeitos colaterais. E o Dr. Rafael Gafoor explicou que as descobertas do estudo reforçam a necessidade de estabelecer tratamentos personalizados para pessoas com depressãoe tendo em conta que os medicamentos podem produzir um aumento de peso, em alguns casos, outros tipos de intervenções, como a terapia cognitivo-comportamental e o exercício físico, devem ser priorizados.

Uso de antidepressivos | Drauzio Comenta #50 (Outubro 2019).